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domingo, 11 de julho de 2010

PROJETO:
TEXTO INSTRUCIONAL A PARTIR DE BRINCADEIRAS

ESCOLA: Márcia Cristina Fioratti Javarez

PROFESSORA: Izabel Marciliano Leal Gonçalves (produção interativa)

SÉRIE: 3º ANO “C” vespertino

DURAÇÃO: 12 AULAS

OBJETIVOS:
• Realizar a produção de textos com função social definida;
• Fazer a revisão gramatical dos textos de forma contextualizada;
• Conhecer e produzir texto segundo a característica do gênero;
• Aprimorar a escrita de textos.

RECURSOS:
• Caderno de sala de aula;
• Material para passar um vídeo (PENDRIVE E DATASHOW);
• Folha A4, máquina impressora e computador para ser feita uma cópia do texto criado pelos alunos.

ESTRATÉGIAS:
• Atividade 1
Iniciar a conversa com a turma perguntando de que eles gostam de brincar. Fazer uma lista no quadro anotando as brincadeiras que eles forem relatando.
Enquanto escreve a lista para chamar a atenção dos alunos quanto à escrita das palavras, pedir a participação dos alunos para “ajudá-la” a escrever, pedindo que digam as letras utilizadas para a escrita. Após, ler junto com a turma a lista das brincadeiras.
• Atividade 2
Pedir que os alunos registrem, no caderno, esta lista com o título de “Nossas brincadeiras preferidas”.
• Atividade 3
Anunciar para os alunos que eles vão assistir a um vídeo em que mostra brincadeiras muito antiga ou não e que algumas crianças brincam até hoje.
• Atividade 4
Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre as brincadeiras, se sabem como se brinca, quais as regras, os materiais necessários e qual o espaço adequado.
Combinadas as regras da brincadeira, e entendido o modo de brincar, convidar a turma para a brincadeira. Terminada uma rodada da brincadeira, onde todos os alunos tenham participado, encerra-se este momento.
• Atividade 5
Em sala, ouvir as impressões dos alunos sobre as brincadeiras, permitindo que coloquem quanto à apreciação da brincadeira, se foi divertido, se algo desagradou.
Neste momento relembrar o vídeo, indicando o mesmo como uma forma atual de registro.
Chega então o momento em que a professora, como escritora mais experiente, se oferece para ser a escriba da turma. É importante mostrar aos alunos a importância do texto apresentar-se como um manual, para possibilitar aos leitores a compreensão de como se brinca, levando em consideração a possibilidade da pessoa que estiver lendo o texto não conhecer a brincadeira.
Este é um momento importante, onde a professora pode fazer junto com a turma, reflexões sobre o gênero textual, suas características e também aspectos normativos da língua.
• Atividade 6
Terminada a escrita coletiva no quadro, cada aluno faz a cópia em uma folha previamente preparada pela professora, com espaço para a cópia do manual da brincadeira e também um espaço para o aluno fazer uma ilustração que também é uma forma de registro.

Avaliação
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos oralmente e a colaboração de cada um nos momentos de escrita do texto da brincadeira. Quando a professora faz uma seqüência destas aulas, começa a observar a ampliação de vocabulário dos alunos e a maior habilidade na construção deste tipo de texto, observando claramente, através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.

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